Socioambiental

Planejamento e Gestão de Ecoturismo

A Casa da Floresta contribui para o desenvolvimento e implantação de diretrizes ecoturísticas para áreas naturais e comunidades vizinhas, lançando mão de conhecimentos de conservação da biodiversidade, planos de manejo, questões socioambientais, geração de emprego e renda para comunidades locais e seu desenvolvimento na gestão das áreas, plano de visitação às áreas naturais e instalações ecoturísticas a fim de buscar a sustentabilidade destes projetos e a melhoria ambiental e da qualidade de vida local.

Plano de Visitação e Trilhas Interpretativas

Integrando conhecimentos de conservação da biodiversidade e educação ambiental, a CASA DA FLORESTA elabora planos de visitação em áreas de mata nativa, implantando estruturas de apoio, identificando pontos de interpretação, estabelecendo indicadores para o monitoramento de impactos ambientais e sociais, elaborando mapas de risco e também construindo, junto aos parceiros, a identidade conceitual de projetos de educação ambiental envolvendo trilhas interpretativas.

Formação de Monitores e Guias Ambientais Para Trilha

Além de conceitos básicos de manejo de áreas naturais protegidas, este curso abrange técnicas da atividade de guia como orientação e condução de grupos, interpretação ambiental, monitoramento de impactos recreacionais, manejo de riscos, relacionamento com instituições locais, conceitos ecológicos e questões socioambientais e estratégias de educação ambiental.

Silvicultura Urbana

A CASA DA FLORESTA realiza diagnóstico, planejamento e implantação de projetos em Silvicultura Urbana valorizando a melhoria da qualidade de vida, aliada ao uso de espécies nativas adaptadas a cada localidade. Acreditamos que a participação da comunidade nas ações, desde o planejamento, implantação e manutenção do projeto, é essencial para ações duradouras e significativas no meio urbano.

Diagnóstico, Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Socioambientais e de Educação Ambiental

Procurando entender as necessidades e demandas por projetos socioambientais e de educação ambiental, a CASA DA FLORESTA realiza diagnósticos, através de metodologias participativas junto ao público alvo, a fim de identificar as potencialidades e planejar ações que valorizem a participação, a diversidade - de culturas, de raças, de crenças, de gêneros, dentre tantas outras - e a sustentabilidade, possibilitando que haja sucesso na implantação destes projetos.

Análise de Responsabilidade Social e Relações com Comunidades de Entorno, Colaboradores, Terceiros e Clientes

Entender sua inserção no campo da responsabilidade social, as inter-relações existentes entre seus colaboradores, terceiros, clientes e comunidades do entorno se tornou assunto obrigatório nas pautas de reuniões empresariais, principalmente para aquelas que pretendem dialogar com o mercado mundial. Para tanto, a equipe da CASA DA FLORESTA trabalha junto a gestores e colaboradores de empresas e instituições, a fim de diagnosticar e estabelecer metas e desenvolver projetos que atendam a esta necessidade.

Desenvolvido por Index Soluções