Casa no Horto

Vagner de A. Gabriel e Rodrigo Bernardo, 30 de julho de 2019.

Mais um evento de comemoração aos 20 anos de Casa da Floresta! No dia 28 de julho de 2019, realizamos a “Casa no Horto”, em parceria com o Laboratório de Áreas Naturais Protegidas (LANP) e apoio da Estação Experimental de Tupi. O evento foi organizado pelos pesquisadores da Casa da Floresta, Rodrigo Bernardo e Raisa Rodarte, com auxílio de pessoas ligadas ao LANP, entre elas a Carolina T. Bartoletti e a professora Teresa C. Magro, na intenção de promover um momento de conexão das pessoas com a natureza.

As atividades foram realizadas ao longo de trilhas na Estação Experimental de Tupi, aplicadas por pesquisadores e estagiários da Casa da Floresta e do LANP. Em alguns locais, réplicas de pequenos animais foram utilizadas, as quais deveriam ser encontradas e fotografadas pelos participantes. A intenção dessa atividade foi estimular a percepção visual à floresta e aos animais quase invisíveis. Eram cobras, ratos, escorpiões e pássaros.

Ao chegarem ao evento, os participantes eram recepcionados pela Carolina Chittolina, que realizou a inscrição das equipes e encaminhou-as às instruções de Rodrigo Bernardo. Em seguida, Yasmin Hess indicou a trilha que cada equipe deveria seguir.

A primeira atividade proposta foi conduzida pelo especialista em vegetação Oiliam C. Stolarski, que discursou sobre a vegetação e plantas da Estação Experimental a todos os participantes do evento. A observação das características florísticas – caule, folhas, flor, frutos e sementes – foi colocada a teste através das espécies pau-jacaré, ipê-rosa e angico-branco que deveriam ser encontradas nas trilhas pelos participantes. Foi um momento de revelação da diversidade de plantas de nossa região e sua importância.

Em um dos pontos de parada, o especialista em mastofauna Diogo C. Casanova apresentou sobre a ocorrência de mamíferos, a identificação por meio de vestígios, como pegadas e fezes, e discutiu algumas curiosidades com os participantes. Para isso, contou com apoio de Vinícius A. de Freitas, que junto com os participantes tornou este momento mais divertido.

As aves também foram alvo de discussão, neste caso com o ornitólogo Vagner de A. Gabriel e Lys P. de Souza, que revelaram alguns aspectos das aves regionais e brincaram com os participantes sobre o canto das aves. Foi encantador! A diversidade de espécies e ambientes onde vivem foi apresentada por Bárbara R. Barbosa e Teresa C. Magro, que, por meio de quebra-cabeças que representavam a Mata Atlântica e o Cerrado, mostraram a nossa biodiversidade.

Sensações à prova! Paulo Efraim, Hilton Tadeu A. de Morais e Priscilla P. Bahia sensibilizaram os participantes quanto às mudanças climáticas e a importância das florestas quanto ao conforto térmico e os impactos que as mudanças climáticas podem causar. Carolina T. Bartoletti e Tobias M. Carioba trabalharam com a percepção de caminhar na floresta sem o sentido da visão. Foram momentos de olhos vendados e aguçar dos outros sentidos! Sensacional!

Não poderíamos deixar de lado os impactos gerados pela presença de rodovias. Anualmente centenas de animais são atropelados! Uma das formas de minimizar o problema é a implantação de passagens de fauna. Como um animal se sente ao atravessar um tubo debaixo da rodovia? Mais uma experiência única, bem conduzida por Sidnei E. da Silva.

Também, tivemos uma exposição, com o Elson F. de Lima e Rogério Cânovas C. Ferreira, onde foram apresentados projetos e trabalhos da Casa da Floresta e suas áreas de atuação: restauração, biodiversidade e socioambiental. Ainda, todos aqueles que passaram pelas trilhas e realizaram com êxito as atividades propostas receberam uma caneca de comemoração dos 20 anos de Casa da Floresta, com pinturas feitas pelo especialista em avifauna Fernando I. de Godoy, além de confraternizarem junto a uma mesa de frutas, bolos e sucos preparada pelo Guilherme Muller.

A cobertura fotográfica do evento foi executada por Klaus D. Barretto, que incansavelmente e gentilmente percorreu os pontos de parada nas trilhas e conseguiu capturar e eternizar grandes momentos que conferimos nesta matéria. Tivemos apoio de Bruna Rafaela T. Sgrineiro e Márcia R. C. B. Fonseca nos preparativos evento.

Foram momentos a favor da conservação da biodiversidade, dos estudos ambientais e da sensibilização das pessoas diante das alterações ambientais criadas pelo homem.

A Casa da Floresta agradece a todos aqueles que participaram do evento e vieram comemorar conosco nossos 20 anos!

 

Fale conosco no WhatsApp